terça-feira , 29 abril 2025
Esportes

F1: FIA faz jogo duro e pode até tirar pontos de piloto que falar palavrão

Entidade divulgou diretrizes que impõem multas por xingamentos e manifestações políticas ou religiosas. Reincidência pode causar suspensão ou perda de pontos no campeonato

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou na quarta-feira (22) as diretrizes de seu código esportivo para 2025. Entre as modificações feitas está a inclusão de um apêndice no artigo 12.2 com penas para os pilotos que falarem palavrões ou fizerem manifestações políticas e religiosas, além de outros três temas (veja em detalhes no fim da matéria). As punições podem ir de multas até a suspensão por um mês e dedução de pontos no campeonato.

A medida vale para todas as competições sob regimento da FIA, incluindo a Fórmula 1. No caso da elite do automobilismo europeu, todos os valores iniciais das multas publicadas pela federação serão multiplicados por quatro. Por exemplo: se o valor inicial de uma multa definido pela FIA é de 10 mil euros, um piloto da F1 pagará 40 mil (10 mil x 4). O valor máximo de multa na categoria é de 1 milhão de euros (R$ 6,18 milhões, na atual cotação).

A punição sobre o uso de palavrões está incluída no trecho “qualquer má conduta” citado no apêndice divulgado pela entidade. O artigo 20 do código esportivo da FIA define má conduta como “uso geral de palavrões (escritos ou verbais), gestos ou sinais que sejam ofensivos, insultantes, grosseiros, rudes ou abusivos e que possam ser percebidos como grosseiros ou mal-educados, ou que causem ofensa, humilhem ou sejam inadequados”. Agressões físicas em geral também não são permitidas.

A aplicação das punições possui três níveis, que vão aumentando conforme a reincidência do piloto. No entanto, o documento publicado pela FIA deixa claro que os comissários têm liberdade de analisar cada situação individualmente e definir qual é a decisão mais adequada. Portanto, um competidor que recebe sua primeira pena não vai, necessariamente, ganhar a menor punição.

A redução do uso de palavrões é uma pauta defendida pelo presidente da federação Mohammed Ben Sulayem. O dirigente chegou a causar polêmica em setembro do ano passado ao dizer que era necessário “diferenciar o automobilismo da música rap” e prometeu medidas mais enérgicas sobre o assunto – a fala não caiu bem e foi criticada por Lewis Hamilton, que apontou “generalização” e um “elemento racial” no discurso feito pelo mandatário da FIA.

Um dia depois da discussão iniciada pelo dirigente, o holandês Max Verstappen foi punido por ter xingado durante coletiva de imprensa no GP de Singapura e teve que fazer serviço comunitário. A tarefa foi cumprida em dezembro, quando o campeão da Fórmula 1 em 2024 visitou Ruanda para a premiação anual da FIA.

Depois de receber a punição, Verstappen chegou a fazer uma coletiva extraoficial do lado de fora no circuito de Marina Bay como forma de protesto e afirmou na sequência que “falaria menos”. Na ocasião, também foi recriada a Associação de Pilotos de Grande Prêmio (GPDA), que se manifestou contra as posições da entidade e disse que os pilotos “são adultos”.

Detalhes das novas punições

Três dos cinco pontos do artigo 12.2 mencionados no apêndice divulgado pela FIA na quarta-feira têm as mesmas punições. A primeira infração dará punição de 10 mil euros (40 mil na F1). Em caso de reincidência, o valor sobe para 20 mil (80 mil na F1) e suspensão por um mês. Se houver um terceiro caso, será aplicada multa de 30 mil (120 mil na F1), suspensão por um mês e a dedução de pontos no campeonato. São eles:

  • Quaisquer palavras, atos ou escritos que tenham causado danos morais ou perda para a FIA, seus órgãos, seus membros ou seus diretores executivos e, de modo geral, sobre o interesse do esporte a motor e sobre os valores defendidos pela FIA.
  • Qualquer má conduta (inclui o uso de palavrões e agressões).
  • Qualquer incitação pública à violência ou ao ódio.

A FIA também prevê as mesmas punições para a criação e exibição geral de declarações ou comentários políticos, religiosos e declarações ou comentários pessoais, notadamente em violação ao princípio geral de neutralidade promovido pela FIA em seus Estatutos, a menos que previamente aprovado por escrito pela FIA para competições internacionais, ou pela ASN (associação nacional) relevante para competições nacionais em sua jurisdição”.

Neste caso, além da possibilidade de penas, suspensão e dedução de pontos, a autoridade máxima do automobilismo mundial também exige um “pedido público de desculpas e repúdio aos comentários”. Caso seja a primeira infração de um piloto, a multa poderá ser retirada.

 

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